História da Câmara

A primeira Câmara de Vereadores funcionou na Av. Narciso Silva nº 2503. Não houve inauguração do prédio, tendo em vista ser alugado. Ocorreu apenas a posse dos vereadores que contou com várias autoridades dos Municípios de Pelotas e Capão do Leão. A Câmara funcionou neste endereço de 01 de janeiro 1983 até Janeiro 1987. A partir desta data o legislativo leonense mudou-se para Avenida Narciso Silva nº 1825, permanecendo neste local por 21 anos. Na época, o prédio comportava os nove vereadores e assessores, pois existiam apenas duas bancadas (PMDB e PDS). Com o passar dos anos e a proliferação dos partidos políticos, ocorreu um acréscimo nas bancadas e nas assessorias, ficando o prédio pequeno, tanto para os funcionários, como para o atendimento à população.

A partir de 1999, a Câmara de Vereadores adquiriu um terreno, localizado na Av. Narciso Silva nº 2245. Por não haver escritura do imóvel, a Câmara aguardou 3 anos pela liberação da justiça. Somente em 2 de maio de 2008, foi inaugurado o novo prédio da Câmara.

O descerramento da placa de inauguração do prédio foi realizado no dia 2 de maio de 2008, pelo Presidente da casa, vereador Jorge Raul Salasar, pelo Arquiteto responsável da Obra, Arquiteto Eduardo Passos Decker, da Construtora Obrapel, e pelo Prefeito Vilmar Motta Schimitt. O prédio possui 513,24 metros quadrados de área. Dois andares e com probabilidade de ter um terceiro andar.